Tempos de mudança e mudança dos tempos: estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-estar dos professores
Simpósio Internacional
"Quo tenditis, educatio? Escola e Conhecimento em Contextos Profissionais"
Nos dias 23 e 24 de janeiro de 2025 na Universidade Lusófona, irá decorrer o Simpósio "Quo tenditis, educatio? Escola e Conhecimento em Contextos Profissionais". Esta primeira iniciativa será organizada no âmbito do projeto Tempos de mudança e mudança dos tempos: um estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-estar dos professores e terá como foco a apresentação dos seus primeiros resultados.
Este Simpósio pretende ser o primeiro de um conjunto de eventos no âmbito dos quais se promova a partilha e discussão de investigação produzida no âmbito das Ciências da Educação, nomeadamente no que concerne aos Estudos Curriculares, à Organização Escolar e à Profissionalidade Docente.
O seu título, em Latim, remete-nos para a história da educação e o recurso ao verbo Tendere afirmou-se considerando não apenas o seu significado de ir em uma direção, para chegar a algum lado, mas, sobretudo, o sentido de insistir ou se esforçar para atingir alguma coisa. É neste contexto que queremos questionar as tendências atuais da Educação: que educação queremos para os nossos jovens? Quais os pressupostos que devem sustentar a educação? Como se pode organizar a instituição escolar a partir dos pressupostos definidos e aceites? Qual o papel que os professores podem assumir? Que conhecimento deve ser trabalhado nas escolas? Como pode ser trabalhado esse conhecimento?
Partindo deste questionamento, convidamos investigadores e professores a juntarem-se a uma vasta comunidade científica para interpelar decisores políticos, organizações, professores e outros agentes educativos a respeito das políticas e das práticas educativas.
Datas Importantes:
- Submissões - Encerradas
- Submissões para Apresentações - Até ao dia 15 de janeiro de 2025
- Inscrições - 1 de dezembro a 15 de janeiro
- Divulgação dos resultados de avaliação a partir de 20 de novembro